Pesquisa da Fio Cruz, realizada ao longo de um ano no Pará, mostra que 6 entre cada 10 índios testados da região, estão contaminados em níveis muito acima do considerado seguro. 200 índios testados e todos apresentaram contaminação por mercúrio.
Entre as crianças indígenas, 16% também já são prejudicadas pela contaminação e apresentam problemas de coordenação motora e fala.
A contaminação por mercúrio causa diversos problemas de saúde, sendo o sistema nervoso central, o mais atingido em grande parte dos casos de forma irreversível.
Mercúrio de garimpo ilegal em terras indígenas, extração clandestina de ouro jogando mercúrio nos rios e contaminando toda a água da região.
Refletindo sobre o assunto, lembrei que muita gente discorda da emissora de TV que fez a matéria, mas mesmo que muitos discordem do canal por onde veio a matéria, precisamos parar de nos calar ou discordar de fatos científicos e pesquisas realizadas e baseadas em ciência porque não gostamos da emissora que fala sobre o assunto. Isso é grave!
É garimpo ilegal, em terras indígenas homologadas, ceivando a saúde de muitos dessa geração e das futuras, com o nosso silêncio, com a nossa negação, com a nossa omissão diante do descumprimento de leis que deveriam proteger esse povo. Nosso povo!
Isso é muito grave porque nosso silêncio diante de absurdos que prejudicam vidas, é nossa democracia conquistada à tão duras penas, jogada no lixo ou usada de acordo com nossa conveniência.
E ainda existe a contaminação de todos que comerem os peixes comprados nos mercados de toda região. A proporção dos danos causados à saúde da natureza e da nossa é de proporções absurdas.
Em resposta a matéria, houve apenas o silêncio… Dos ministérios, da Funai e o nosso!
Abaixo a matéria para quem quiser se inteirar do assunto:
Por: Denise Maldonado – Mundo Certo