Nesse documentário o ambientalista David Attenborough mostra de maneira bem simples e clara os impactos da vida do homem no planeta e seus diferentes ecossistemas.
Com a experiência de quem começou jovem à observar as diversas formas de vida no planeta e acompanhou as mudanças ocorridas ao longo de sua vida em cada ecossistema, ele mostra com tristeza e de maneira muito simples e explicativa que a natureza, essencial à nossa sobrevivência, está sendo sugada e destruída pelo nosso estilo de vida de diversas maneiras, mas também fala de esperança mostrando casos onde novas maneiras de viver reverteram a destruição e trouxeram de volta a vida de diversas espécies e o equilíbrio de ecossistemas em algumas regiões.
Mais do que mudança de hábitos, esse documentário mostra que precisamos de uma mudança coletiva de consciência para garantir a sobrevivência das futuras gerações, pois os impactos que exterminam diversas formas de vida já estão acontecendo em grande escala em diversas regiões e, se percebermos o quanto nossa existência é pequena diante do esplendor da vida que a natureza proporciona, talvez tenhamos uma chance de reverter grande parte do mal que já causamos.
Assista, olhe quadro a quadro a beleza natural e diversas espécies de vida sendo extintas, paisagens deslumbrantes perdendo a beleza das cores e das espécies que ali viviam e reflita em como você pode fazer sua parte. Sempre há algo que possamos fazer, sempre há algo que podemos mudar e sempre é hora de parar de negar fatos óbvios e mudar de opinião, de ideia e de atitudes.
É mais digna a humildade da mudança do que ser extinto em negação do óbvio, não se trata de salvar o planeta, se rata de nos salvarmos, pois sem nossa presença, a natureza se reconstruirá, mas sem ela nós não teremos a mínima chance.
Por: Denise Maldonado – Mundo Certo