Brent, um bairro de Londres anunciou que vai criar, utilizando mais de 20 parques, um caminho chamado de “Corredor de abelhas”, plantando flores silvestres ao longo de aproximadamente 11 Km.
A iniciativa é uma tentativa de atrair insetos polinizadores, pois de acordo com um estudo de 2017, baseado em registros feitos na Alemanha, 76% dos insetos despareceram na Europa de 1980 até a realização da pesquisa.
O intuito do corredor é atrair abelhas, borboletas, besouros, formigas e outros insetos polinizadores que estão desparecendo porque finalmente existe a consciência de que as ações humanas estão causando o desaparecimento desses insetos.
Os insetos polinizadores são vitais para a manutenção dos ecossistemas e para garantir a segurança alimentar dos humanos.
De acordo com um detalhado relatório da ONU, as ações humanas estão colocando em risco todo o ecossistema e hoje já existe aproximadamente um milhão de espécies correndo o risco de extinção.
Mais do que nunca precisamos com urgência da conscientização de que a taxa de extinção das espécies está acelerando e a perda da biodiversidade e prejuízos à natureza estão chegando à patamares sem precedentes na história da humanidade.
Segundo a IPBES (Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos), desde a década de 80 houve 82% de declínio de animais mamíferos silvestres em todo mundo.
Um quadro triste e assustador.
Por: Denise Maldonado – Mundo Certo