Que geração exatamente estamos acusando ou cobrando quando acontece algum evento e o que resta é lixo para todos os lados?
Toda vez que algum evento grande acontece e tem uma grande aglomeração de pessoas, Reveillon, Carnaval, Rock in Rio, Virada Cultural, Parada Gay ou seja o que for a quantidade de lixo gerada é imensa e não faltam fotos na internet mostrando a sujeira gerada.
Muitos culpam os organizadores do evento, outros a prefeitura, mas a frase mais comum que vejo é “essa é a geração que vai salvar o planeta?”. Fico com essa frase na cabeça porque na maioria dos eventos, temos pessoas das mais variadas idades e não consigo entender à que geração se referem e menos ainda porque se referem à uma geração específica.
Estamos na era da implicância com os jovens ambientalistas e isso todo mundo sabe, mas sempre tenho a sensação de que essas postagens estão falando dessa geração de jovens e a pergunta que fica para mim é “salvar o planeta não deveria ser responsabilidade de todas as gerações que vivem nele?”.
Cada brasileiro gera em média 1kg de lixo por dia em casa, fora o que joga nas ruas e não são só os jovens que fazem isso, basta andar na rua e olhar em volta. Você vai ver pessoas de todas as idades fazendo isso e acusar somente os jovens, tira a responsabilidade das gerações anteriores de corrigir isso nelas e também perceber que esses jovens deveriam ter sido ensinados em casa, mas não tiveram a orientação correta e não tiveram o exemplo que deveriam ter tido.
O consumismo desenfreado também foi ensinado em casa com a troca dos móveis todo ano, da televisão, do aparelho celular, dos eletrodomésticos, coleções de brinquedos que as crianças nem dão conta de brincar, troca de carro, o melhor isso ou melhor aquilo. Comprar, comprar, comprar e descartar, descartar, descartar. Gerações de consumistas predadores, ensinando as próximas gerações de consumistas predadores mais insatisfeitas ainda.
Não deveríamos então colocar em vez dessa frase, algo como “você também faz parte da população que está destruindo o planeta, faça sua parte, mude suas atitudes e torne o mundo um lugar melhor para todos porque as consequências serão de todos”?
Em 2016, Stephen Hawking disse durante uma entrevista que o que vai acabar com o mundo é a ganância e a estupidez humana. Acho que podemos acrescentar que além desses fatores, ainda há a negação quanto à responsabilidade de cada um nesse quadro.
Os pilares principais da sustentabilidade são: ambiental, econômico e social, está mais do que na hora de acrescentarmos mais dois, que é a “consciência” e “auto responsabilidade”.
O planeta não tem tempo para a nossa relatividade moral de ficar cobrando do outro e não fazer a nossa parte. É responsabilidade de todos fazer a sua parte e cobrar das autoridades responsáveis que façam a sua sem discutir partido ou julgar os erros de uns pelos dos anteriores. Isso é infantilidade porque dá o direito de um governador, em meio à uma epidemia de dengue dizer “esse mosquito não é responsabilidade minha, ele veio do governo anterior”.
Que futuro queremos para o nosso país? Que futuro queremos para o nosso planeta? Que herança queremos deixar para nossos filhos e netos? Não interessa classe social ou patrimônio financeiro quando se fala em água potável, terra fértil e ar respirável e já passou da hora de entendermos isso.
Por: Denise Maldonado – Mundo Certo