Este jovem conseguiu realizar um grande avança contra uma das maiores ameaças do planeta nos tempos atuais: o microplástico.
Fionn Ferreira, um jovem irlandês, foi o vencedor da Google Science Fair 2019, um evento global de grande prestígio voltado apenas para jovens entre 13 e 18 anos.
Fionn, que tem 18, ganhou a competição e levou um prêmio de US$ 50.000 que foi entregue na sede do Google na Califórnia;
O que ele fez pra isso? Ferreira foi um dos 24 finalistas escolhidos num total de 100 participantes. O seu projeto ganhou pela inovação na capacidade de examinar um novo método para a extração de microplásticos da água.
Na água, peixes e outros animais acabam confundindo pequenos plásticos com alimentos e, a partir daí, o plástico é integrado à cadeia alimentar, incluindo para nossa alimentação.
A Irlanda planeja introduzir nos próximos meses legislação que proíba a venda, fabricação, importação e exportação de produtos que contenham qualquer tipo de microplásticos.
Fionn usou um método que combina óleo e pó de magnetita e ímãs para extrair microplásticos da água. Em 1.000 testes realizados durante a pesquisa, Fionn conseguiu eliminar mais de 87% dos microplásticos testados.
Seu projeto pode formar um novo pioneirismo que seja realmente eficaz de extrair microplásticos da água, o que é um grande problema hoje hoje em dia. “O próximo passo é escalar isso em nível industrial”, disse o jovem vencedor.
Ao apoiar iniciativas juvenis como a de Fionn, poderíamos encontrar soluções para vários outros problemas pelos quais o planeta anda passando.
Com informações Nation
Fonte: A Soma de todos os afetos