O Dia da Sobrecarga da Terra ou Earth Overshoot Day, é o dia em que se esgotam os recursos naturais que o planeta tem capacidade de regenerar em 12 meses. Há anos estamos esgotando os recursos naturais de uma maneira que não dá tempo da terra se regenerar para que esses recursos essenciais à qualquer tipo de vida se renovem.
Dizendo de maneira simplista, estamos utilizando um planeta e meio ao ano em média, acabando o ano com o saldo no vermelho no que diz respeito à recursos naturais essenciais como água, terra e oxigênio, mas não paramos de consumir e, consequentemente com o passar do tempo,com o aumento de população, do consumo, gazes de efeito estufa, aumento de lixo, desmatamento e diversos outros fatores, estamos caminhando em uma estrada só de ida porque esgotaremos nossos recursos cada vez mais cedo.
Em 2019 esgotamos os recursos do planeta no dia 29 de julho, em 2020, com o Covid-19 e com as pessoas de quarentena em casa, ganhamos uns dias a mais e chegamos ao Dia da Sobrecarga da Terra no dia 22 de agosto. Desse dia até o final do ano, o que utilizarmos nós na realidade não temos para 2020 e o prejuízo disso veremos em 2021 e assim por diante.
Comparando com uma conta bancária estamos com limites de cartão de crédito e cheque especial esgotados e se não acordarmos para a realidade de que sem recursos naturais ninguém sobrevive no planeta, o juros dessa conta jamais poderá ser pago. Não existe parcelamento possível para ar, terra, água, florestas, ecossistemas e animais extintos, não dá para barganhar sobrevivência quando se fala em recursos essenciais à vida.
Com o panorama de destruição e falta de consciência humana que estamos vivendo hoje, nenhum de nós poderá parcelar e quitar essa dívida.
Por: Mundo Certo (Denise Maldonado)